Quem somos

A ObyCarbon é uma agtech de impacto criada para conciliar três frentes fundamentais: preservação da biodiversidade, combate às mudanças climáticas e segurança alimentar.

O que é PSA e CPR Verde?

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um instrumento econômico que, seguindo o princípio “protetor-recebedor”, recompensa e incentiva aqueles que provêm serviços ambientais, melhorando a rentabilidade das atividades de proteção e uso sustentável de recursos naturais. O PSA estimula a adoção de práticas sustentáveis em propriedades rurais, protegendo todo o ecossistema, incluindo fauna e flora que sustentam a vida e beneficiam o planeta. Além disso, o PSA remunera o produtor rural por suas práticas sustentáveis.

O PSA é transformado em uma Cédula de Produto Rural (CPR-Verde) e vendida no mercado. Os principais compradores são:

Empresas com práticas ESG;

Entes públicos: governo federal, governos estaduais e municipais, empresas públicas, empresa de economia mista, autarquias, fundações públicas;

Instituições do terceiro setor (ONGs, Organizações sociais);

Empresa com atividades de forte impacto ambiental que necessitem compensar suas emissões de forma voluntária;

Bancos comerciais, de investimento e bancos de desenvolvimento;

Investidores que queiram criar portfólio ESG.

CPR Verde

A cédula de produto rural (CPR) Verde foi instituída pelo Decreto nº 10.828/2021. Trata-se de  um título de crédito que materializa um acordo para que os produtores rurais comercializem serviços ecossistêmicos, ou seja, produtos associados às atividades de conservação ou recuperação de florestas nativa e de seus biomas através de uma CPR própria.

A CPR Verde pode ser emitida para os produtos rurais obtidos por meio de atividades de conservação e recuperação de florestas nativas e seus biomas que resultem em:

Redução de emissões de gases de efeito estufa;

Manutenção ou aumento do estoque de carbono florestal;

Redução do desmatamento e da degradação de vegetação nativa;

Conservação da biodiversidade;

Conservação dos recursos hídricos;

Conservação do solo;


Outros benefícios ecossistêmicos.

Como PSA e CPR Verde se conectam?
O PSA lastreia a emissão da CPR Verde. O produtor rural, ao preservar e conservar sua reserva legal e APP, está vendendo a sustentabilidade via CPR Verde.

Sustentabilidade dá lucro

Nossa tese é de que sustentabilidade dá lucro. O nosso impacto está em conseguir conciliar os três pilares 1) preservação da biodiversidade, 2) combate às mudanças climáticas e 3) segurança alimentar de forma a garantir que o produtor rural seja remunerado por manter e conservar tanto a área de reserva legal quanto as áreas de preservação permanente (APP). Na outra ponta, as organizações públicas ou privadas comprometidas com essa agenda ESG podem ajudar adquirindo as CPRs Verdes registradas na B3.